A Ilha de Páscoa ou Rapa Nui, como os polinésios a chamam é oficialmente um território chileno no meio do caminho entre o Chile e a Polinésia Francesa, considerado o local mais isolado do mundo. Ilha de origem vulcânica com 166 metros quadrados, famosa internacionalmente pelos moais, esplendidas estatuas gigantes de pedra esculpidas a partir do vulcão Rano Raraku que refletem a história da ascensão e queda das culturas polinésias, é o cartão postal da ilha.

Em 2002 a população da ilha era de 3 791 habitantes, 3 304 dos quais viviam na capital Hanga Roa. A densidade populacional na Ilha de Páscoa é de apenas 23 habitantes por quilômetro quadrado

É incerta a data da ocupação da Ilha De Páscoa, tanto quanto é incerta a data da colonização das ilhas polinésias. O nome Pascoa surgiu quando o explorador holandes Jacob Roggeveen atravessou o Pacífico partindo do Chile em 1722 em tres grandes navios europeus, e após dezessete dias de viagem desembarcou na ilha num domingo de Páscoa.

Relevo suave, sem vales profundos, exceto suas crateras e encostas íngremes. Seu clima, embora quente para os padrões europeus e americanos, é frio para os padrões da maioria das ilhas da Polinésia.

A ilha de Pascoa é um Parque Nacional, declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO, e além de visitar os moais, conheça a praia Ovahe com areia de cor rosa ou a praia Anakena, as cavernas, ou simplesmente, aprecie o mar do Pacífico.

PACOTES EM DESTAQUE

Documentos Necessarios

Brasileiros precisam de passaporte com validade mínima de 06 meses.

Vistos /Vacinas

Brasileiros não necessitam de visto de entrada de turismo. Obrigatório Certificado internacional de vacina contra Febre Amarela, que deve ser tirado com antecedência (pelo menos 10 dias antes da viagem). (Embaixada do Chile no Brasil - http://chileabroad.gov.cl/ brasil/).

Localização

Ilha da Polinésia oriental localizada no sul do Oceano Pacífico, distante 3700km da costa do Chile.

Idioma

Espanhol

Moeda

Peso Chileno (CLP).

Fuso Horário

- 3 horas (Ilha de Pascoa) em relação a Brasília

Religião

Aproximadamente 69,9% da população se identifica como católicos romanos, 15,1% como protestantes e 8% da população se identifica como sem religião, ateus e agnósticos.

Eletricidade

220V

Clima

Normalmente as temperaturas são agradáveis, na estação de inverno em julho e agosto as temperaturas giram em torno de 17ºC e no verão a temperatura gira em torno de 28 ºC. Chuvas ocorrem com frequência no mês de maio.

Gastronomia

Um dos pratos mais típicos da ilha chamase Tunu Ahí, um tipo de cozido da costa chilena com peixes, mariscos e verduras preparados dentro de folhas de bananeiras sobre pedras quentes. Experimente os peixes matauira e nanue, outras opções são carne de porco ou cordeiro com mandioca ou batata doce.

Código de área

+ 56

O que levar

Roupas informais e confortáveis. Levar um blusão impermeável em caso de chuva e vento. Recomendamos tênis ou outro sapato similar confortável para as caminhadas.

O que não levar

As regras de quarentena são muito rigorosas em relação a artigos perecíveis. Consulte a empresa aérea sobre o sistema de bagagem de mão adotado no país de destino, que pode ser de dois tipos: peça ou peso. Não transporte bagagem que não seja de sua propriedade ou cujo conteúdo desconheça. Evite despachar bagagens que contenham objetos de valor, tais como joias, dinheiro e eletrônicos (celulares, notebooks, filmadoras e etc). Esses objetos devem ser transportados, de preferência, na bagagem de mão. Em voos internacionais, existem restrições para o transporte de líquidos em bagagem de mão: todos os líquidos, inclusive gel, pasta, creme, aerossol e similares, devem ser conduzidos em frascos com capacidade de até 100 ml e colocados em embalagem plástica transparente, vedada, não excedendo as dimensões de 20 x 20 cm; a bagagem de mão não poderá conter objetos cortantes ou perfurantes (tais como tesouras de unha, canivetes e etc).

Melhor época

É possível visitar a Ilha de Páscoa em qualquer época do ano, mas sugerimos visitar entre os meses de dezembro a fevereiro, pico do verão, quando o clima é mais quente. Se possível, visite no período de final de janeiro e inicio de fevereiro quando acontece o Festival Tapati, maior festa popular da ilha.