Localizada a 420 quilômetros de Salvador/BA, a Chapada Diamantina reúne vários atrativos naturais e culturais, destino perfeito para quem busca paz, tranquilidade, história e aventura. A vasta Mata Atlântica, com campos floridos e planícies de um verde sem fim dividem a paisagem com toques de caatinga e cerrado, imensos paredões, desfiladeiros, cânions, grutas, cavernas, rios e cachoeiras. Além disso, possui raras espécies de animais, como o tamanduá-bandeira, tatu canastra, porco-espinho, gatos selvagens, capivaras e inúmeros tipos de pássaros e cobras. O Parque Nacional da Chapada Diamantina foi criado na década de 80, tendo como porta de entrada a cidade de Lençóis, e desde então já contribuiu efetivamente para a conservação de todo este cenário, o que proporciona aos visitantes a oportunidade de visitação, conhecimento e novas experiências. Todo este cenário de belezas naturais é composto também pelo charme e conforto das pousadas, hotéis e restaurantes instalados nas vilas e cidades da região, tais como Lençóis, Andaraí, Mucugê, Palmeiras, Vale do Capão e Igatu.

PACOTES EM DESTAQUE

Documentos Necessários

Documentos - Para brasilieros é necessário documento de identificação com foto (RG) e para crianças menores, certidão de nascimento original. Quando desacompanhadas, é necessário autorização reconhecida em cartório.

Localização

A Chapada Diamantina localiza-se a 420 quilômetros de Salvador no estado da Bahia. É uma vasta área de 38.000 km² sobre um extenso platô que varia de 400 metros a 2.000 metros ao nível do mar. É uma região de serras, protegida e administrada pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e onde nascem quase todos os rios das bacias do Paraguaçu, do Jacuípe e do Rio das Contas. A cidade de Lençóis possui aeroporto, sendo a melhor opção par se chegar até a Chapada Diamantina.

Fuso Horário

GMT -3:00 (Salvador)

Eletricidade

220v

Clima

O clima na região é predominante quente e úmido durante o dia. Alguns municípios como Piatã, que possui o pico mais alto do nordeste brasileiro, e Mucugê, atingem temperaturas de até 10ºC no inverno. Os municípios de Lençóis e Palmeiras recebem a maior parte das chuvas entre os meses de fevereiro a junho, e também possuem baixas temperaturas durante a noite. Porém, o protetor solar é indispensável, até nos dias nublados. Mesmo no inverno, o sol reina e as temperaturas são em torno de 25º a 30ºC.

Gastronomia

A Chapada Diamantina/BA, foi uma importante zona de extração de diamantes no Brasil durante o século XIX. Dessa forma a culinária típica da região remonta desde os tempos históricos dos garimpeiros até a cozinha contemporânea atual dos restaurantes e dos hotéis do lugar. Os pratos típicos da região são: pirão de parida, (feito com o caldo do ensopado da galinha), godó de banana (um ensopado de carne de sol e banana verde que é também servido com o cortado de palma, um tipo de cacto refogado e picado que era muito consumido nas épocas de estiagem) o mel nativo do Vale do Capão assim como o pastel de palmito, a moqueca de jaca que substitui o peixe ou o camarão pela fruta, além da famosa cachaça e do café gourmet, reconhecidos em todo o Brasil pela grande qualidade.

Código de área

Lençóis/BA - 75

Melhor Época

A melhor época para ir a Chapada Diamantina é entre os meses de Abril e Outubro, quando chove pouco. No inverno em Lençóis, ocorrem às festas de São João (Junho) e o Festival de Música (Agosto). Março e Novembro são considerados a época das chuvas, mas mesmo nesse período o dia permanece estável durante o dia, chovendo na parte da noite e da manhã, sendo raríssimos casos de cancelamento de passeios em função do tempo. Ao invés disso, as cachoeiras e os rios ficam mais cheios, tornando os locais mais bonitos.

Observações Importantes

Os passeios de grupos são limitados a 08 pessoas, mas o roteiro é garantido ao cliente, mesmo que não haja grupo. Há apenas o Banco do Brasil como opção de caixa eletrônico na região. As outras duas opções são o Bradesco, que funciona nos Correios, e a Caixa Econômica, na casa lotérica, ambos em horário comercial. A maioria dos estabelecimentos como pousadas, hotéis, restaurantes e postos de combustível, aceitam cartões, mas os estabelecimentos menores e principalmente os correspondentes à alimentação, taxas nos atrativos e passeios opcionais, só aceitam pagamento em dinheiro.