O México é uma nação que possui uma das mais importantes e ricas histórias mundiais, além disso, está cheia de tradições, culturas e belezas naturais. Os cantos de sua terra e seus recursos são aproveitados pela população local, que em pleno México moderno criam perfeitos artesanatos e pratos com sabores únicos, baseados em costumes ancestrais.

As civilizações astecas deixaram um grande legado filosófico, arquitetônico, religioso, artesanal e gastronômico, que interage com a cultura que os espanhóis deixaram nessa terra, dando forma e identidade ao que hoje é conhecido como o México.

Prepara-se para apreciar belas praias, cidades coloniais e zonas arqueológicas incríveis, pratique atividades com rapel, rafting, montanhismo ou pesca, ou mesmo complemente sua experiência, vivenciando tradições em comunidades indígenas de cada região. Sem duvida o México é um país fascinante, onde a riqueza e a variedade de sua miscigenação cultural convidam os visitantes ao deleite de todos seus sentidos, fazendo que sua viagem seja uma experiência inesquecível.

PACOTES EM DESTAQUE

Documentos Necessarios

Brasileiros precisam de passaporte com validade mínima de 06 meses.

Vistos /Vacinas

A partir do 1º de novembro de 2010, todos os cidadãos brasileiros nas categorias de turismo, negócios e trânsito, podem solicitar também o ingresso ao México através do visto eletrônico: Sistema de Autorização Eletrônica (SAE). O sistema emitirá uma autorização válida exclusivamente para cada viagem aérea, a qual deverá ser impressa e apresentada no balcão (check–in) das companhias aéreas* que facultativamente estiverem operando com este sistema. Portanto, o solicitante brasileiro não precisa apresentar-se ao Consulado do México para requerer eventual autorização “extra” ou visto mexicano biométrico. Sendo o SAE facultativo para as companhias aéreas, o interessado deverá informarse a respeito das companhias que efetivamente operem o sistema. O Consulado não é responsável por mudanças na política das companhias aéreas. (*Companhias aéreas que já operam o SAE: Aeroméxico, Copa Airlines, Taca Airlines, Lan Airlines, Tam Airlines e Avianca). O SAE pode ser acessado gratuitamente através do link: Sistema de Autorização Eletrônica (SAE) disponível nos sites da Embaixada do México e dos Consulados do México no Brasil. A autorização não tem custos. O solicitante poderá utilizar o sistema para cada viagem aérea ao México. Não há obrigatoriedade de vacina para entrada no México. (Consulado do México no Brasil – http://consulmex.sre.gob. mx/saopaulo).

Localização

O México esta localizado na América do Norte, limitando-se ao Norte com Estados Unidos, ao Sul e Oeste pelo Oceano Pacífico, a Sudeste pela Guatemala, Belize e Mar do Caribe e a Leste pelo Golfo do México.

Idioma

O idioma oficial é o Espanhol, mas também são falados pela população local alguns dialetos indígenas como, Náhuatl, Purépecha, Huichol e Maya.

Moeda

Peso mexicano (MXN).

Fuso Horário

–6 horas referente ao horário de Brasília.

Religião

Aproximadamente 90% da população são católicos romanos, embora cada vez mais cresce o número de seitas protestantes.

Eletricidade

110v / 60hz

Clima

Nas costas do leste e do oeste, o clima é geralmente quente e alto em percentagem de humidade, enquanto que à medida que caminhamos em direção ao centro fica quente e húmido. As temperaturas variam entre os 18 graus e os 29 graus Celsius neste país, dependendo da estação. Em resumo, pode-se dizer que o clima do México é, em geral, um clima tropical. De Outubro a Maio é a época da seca, e a precipitação média é de cerca de 70 dias por ano.

Gastronomia

Não há cardápio gastronômico mais colorido no mundo que o mexicano, com ingredientes tão variados como a cebola morada, o verde terno da pêra abacate, os chiles rojos (malagueta vermelha), os pimentos amarelos e o rosa dos pinhões. Apesar desta grande diversidade, mantém uma linha comum, um ingrediente que aparece em quase todos os pratos: o milho, protagonista na elaboração de tortilhas, bebidas fermentadas, atole (bebida quente à base de farinha), tamales, pozole, entre tantos outros alimentos. A diversidade de tradições culinárias no México, muitas delas pertencentes ao Velho Continente, formou um mosaico de sabores que encantam até o paladar mais exigente. Pratos que invariavelmente mancham toalhas de mesa, guisados de molhos picantes acompanhados de um copo de água fresca, para dar um momento de trégua, e carnes variadas que formam um rico e generoso taco. A gastronomia mexicana é o complemento perfeito de toda a viagem e passeio pelo país. Não prová-la é perder uma grande parte da essência do México.

Código de área

+52

O que levar

O tipo de roupas a serem levadas varia de acordo com a região e a época do ano, mas em geral busque levar algumas peças de roupas leves, pois estamos falando de clima tropical, a regra é vestir-se de forma casual e confortável, leve também uma ou duas peças para o frio, pois anoite pode vir a esfriar um pouco, calçados confortáveis e impermeáveis são essenciais. A maioria dos hotéis conta com o serviço de lavanderia. Leve consigo na bagagem de mão, remédios, escova de dente e pasta dental, pente, revistas, livro, etc. Lembre-se de levar consigo a receita médica caso você utiliza remédios para tratamentos prolongados.

O que não levar

Consulte a empresa aérea sobre o sistema de bagagem de mão adotado no país de destino, que pode ser de dois tipos: peça ou peso. Não transporte bagagem que não seja de sua propriedade ou cujo conteúdo desconheça. Evite despachar bagagens que contenham objetos de valor tais como, joias, dinheiro e eletrônicos (celulares, notebooks, filmadoras e etc.). Esses objetos devem ser transportados, de preferência, na bagagem de mão. Em voos internacionais, existem restrições para o transporte de líquidos em bagagem de mão: todos os líquidos, inclusive gel, pasta, creme, aerossol e similares, devem ser conduzidos em frascos com capacidade de até 100 ml e colocados em embalagem plástica transparente, vedada, não excedendo as dimensões de 20 x 20 cm; a bagagem de mão não poderá conter objetos cortantes ou perfurantes (tais como tesouras de unha, canivetes e etc.).

Melhor época

O ideal é ir no outono ou na primavera, pois no verão costuma chove mais. No litoral, de novembro a abril, as temperaturas são agradáveis, boa para ir à praia, o calor não é excessivo e o clima é seco. O período mais chuvoso é de junho a setembro.