Botswana ou Botsuana, oficialmente República do Botswana, é um país da África Austral, limitado a oeste e norte pela Namíbia, a leste pelo Zimbábue e a sul pela África do Sul. Ao norte, uma curta faixa de aproximadamente 750 metros, ao longo do rio Zambeze, com travessia feita por ferry-boat, constitui a fronteira com a Zâmbia. Sua capital é Gaborone.

O Botswana é um imenso santuário de vida selvagem, um dos mais ricos em África. A princípio, o País pode parecer plano, árido e desolado, pois o deserto do Kalahari ocupa 85% da sua superfície. Mas, atravessando o deserto e chegando ao delta de Okavango, o mais extenso delta interior no Mundo, é possível ser surpreendido por um verdadeiro tesouro natural.

Estas áreas tão remotas e quase intactas são amplamente reconhecidas por oferecerem óptimas condições para a observação de vida selvagem em África, a destacar a presença dos “big five”: leão, leopardo, elefante, rinoceronte e búfalo. Mas também veremos inúmeros hipopótamos, girafas, zebras, hienas, crocodilos, chitas e muitos outros, além de uma grande variedade de aves lacustres.

A economia nacional baseia-se na extração das riquezas minerais que o país possui. Botswana é um grande produtor mundial de diamantes e tem jazidas de níquel e cobre. A atividade agrícola é impulsionada pelo cultivo de sorgo, frutas, legumes e verduras. A indústria apoia-se na produção alimentícia, bebidas, têxtil e vestuário. O turismo é outro elemento de grande importância para a economia local. O país possui grande quantidade de animais selvagens, além de infraestrutura dos parques nacionais, proporcionando o desenvolvimento da atividade turística.

Botswana é um país agraciado por belas paisagens e diversificadas fauna e flora. Dentre suas diversas atrações, podemos mencionar: O delta de Okavango, o mais extenso delta interior no Mundo e de imensa riqueza de fauna e de flora no meio de uma paisagem verdejante. A maior percentagem de área natural protegida em regiões remotas e quase intactas, acampamentos selvagens e caminhada guiada por guia aborígene no deserto do Kalahari; safaris em veículo 4x4 aberto na Reserva Natural de Moremi, no delta do Okavango; excursão em mokoro (tronco escavado) no maior delta interior do Mundo, o delta do Okavango; navegação de barco no rio Chobe para observação de fauna; visita ao segundo maior parque de Botswana – Chobe National; visita das magníficas cataratas Vitória.

PACOTES EM DESTAQUE

Documentos Necessarios

Brasileiros precisam de passaporte com validade mínima de 06 meses.

Vistos /Vacinas

Brasileiros não precisam de visto para permanência de até 90 dias em Botswana. Necessária apresentação do Certificado Internacional de Vacina contra Febre Amarela.

Localização

O Botswana fica localizado no centro do coração da África Austral . Partilha as fronteiras com a Zámbia no norte, Namíbia no norte e noroeste, Zimbabwe no noreste e a África do Sul no sul e sueste.

Idioma

Inglês 2% (oficial), Setswana 78%, Kalanga 8%, Sekgalagadi 3%, outros 9%, nenhuma 1,5%.

Moeda

Pula (BWP)

Fuso Horário

+5 horas em relação ao horário de Brasília.

Religião

cristã 72%, Badimo 6%, nenhuma 20%, outra 1,4%.

Eletricidade

a voltagem é de 220 v/50hz.

Clima

é praticamente todo deserto (80% do país é coberto pelo Deserto semiárido do Kalahari). O clima é refletido na geografia do país, com dias quentes e noites frescas pelo ano fora. A estação das chuvas é Novembro a Março.

Gastronomia

Em geral, a gastronomia do país se compõe de pratos preparados com carne, peixe, vegetais, milho e sorgo. Deve destacar os pratos elaborados com carne de vaca. Nos hotéis e restaurantes pode-se provar a cozinha ocidental.

Código de área

+267

O que levar

No verão, é preferível trazer roupas mais leves e de cores claras. Evite roupas pretas e de materiais sintéticos, visto que são desconfortáveis e aumentam a transpiração. O traje em Botsuana é bem casual. Calças e shorts são permitidos para as mulheres. A maioria dos hotéis tem piscinas, logo, traga roupa de banho. Traga também um casaco para o caso de mudanças inesperadas de temperatura.

No inverno, traga calças, blusas de manga comprida e moletom. Lembre-se de trazer também um casaco bem grosso para de manhãzinha e a noite – o tempo é surpreendentemente frio, mas esquenta durante o dia. Calçados confortáveis são essenciais. No mais, sandálias e chinelos de plástico ou borracha.

Fique atento para se proteger do sol, principalmente no verão, quando o sol é escaldante. Traga chapéu, óculos e protetor solar. Binóculos, lanternas, fósforos, canivetes, garrafas de água, repelentes de insetos, protetor labial, water purification tablets, kit de costura, alfinetes, pinças, fita adesiva e fita crepe são também objetos muito úteis. Um kit de primeiros socorros é essencial, já que em muitos casos você vai estar em áreas distantes dos centros de saúde. Você pode encontrar filmes para câmera fotográfica na maioria das lojas e postos de gasolina. Cosméticos, remédios, cigarros e bebidas importadas estão disponíveis na maioria das cidades.

O que não levar

Não transporte bagagem que não seja de sua propriedade ou cujo conteúdo desconheça. Em voos internacionais, existem restrições para o transporte de líquidos em bagagem de mão: Todos os líquidos, inclusive gel, pasta, creme, aerossol e similares, devem ser conduzidos em frascos com capacidade de até 100 ml e colocados em embalagem plástica transparente, vedada, não excedendo as dimensões de 20 x 20 cm;

A bagagem de mão não poderá conter objetos cortantes ou perfurantes (tais como tesouras de unha, canivetes e etc).

Melhor época

os safaris são melhores entre Junho e Outubro. A melhor época para visitar Botsuana é entre os meses de abril e novembro, quando grande parte dos animais migra em direção ao rio Okavango Delta. Novembro e Dezembro – os meses de reprodução – são épocas excelentes para presenciar a auto regeneração da natureza. A estação chuvosa, de Janeiro até Março, é a ideal para ver as centenas de espécies de pássaros voando em grande quantidade.

No mês de Março e Abril, milhares de zebras e outros animais migram em direção à área do Savuti do Parque Nacional Chobe. O verão (principalmente de Dezembro até Fevereiro) pode se tornar extremamente quente e as chuvas podem fazer com que algumas estradas fiquem cheias de lama e intransitáveis.

Durante a estação chuvosa do verão, muitos animais em áreas de caça ficam dispersos, enquanto que nas estações secas de inverno, eles se reúnem em torno de nascentes de água, o que é melhor para caçar. Entretanto, isso não significa que a caça é impossível durante o verão.