A Ilha do Marajó é banhada pelo oceano Atlântico, pelos rios Amazonas e Tocantins, dividida em 12 municípios pontilhados por matas, rios, campos, mangues e igarapés, além de formar um cenário perfeito pra quem pretende desvendar um pedaço quase intacto da selva amazônica. ʺSoureʺ conhecida como a capital da ilha, apresenta as praias mais belas da região. Além disso, o arquipélago possui um habitat de grande variedade de peixes e pássaros, entre elas estão os guarás - ave típica de penas vermelhas, além de atividades como a pesca, a focagem de jacarés e passeios de barco pelos igarapés. Outra peculiaridade e forte atrativo da região são os rebanhos de búfalos. Para os mais corajosos é possível montar no lombo do animal e realizar um inesquecível passeio.

PACOTES EM DESTAQUE

Documentos Necessários

Documentos - Para brasilieros é necessário documento de identificação com foto (RG) e para crianças menores, certidão de nascimento original. Quando desacompanhadas, é necessário autorização reconhecida em cartório.

Localização

A Ilha do Marajó é uma ilha do estado do Pará localizada na foz do rio Amazonas no arquipélago de Marajó. Com cerca de 3.000 ilhas e ilhotas, é o maior arquipélago flúvio marítimo do planeta e faz parte de uma área de proteção ambiental - APA. A Ilha do Marajó tem uma área aproximada de 40.100 km² sendo a maior ilha do Brasil. A porta de entrada é a capital do Pará, Belém. A ilha se destaca pelos montes artificiais, nomeados tesos, construídos durante o período pré-colombiano pelos índios locais. Abriga um grande rebanho de búfalos, cerca de 600 mil cabeças e é um destino procurado pelas suas exuberantes paisagens que abarcam belas praias banhadas pelo Atlântico.

Fuso Horário

GMT -3:00 (Belém)

Eletricidade

127v

Clima

O clima no Pará é influenciado diretamente pela floresta tropical da Amazônia. Tipicamente equatorial, o clima é quente e úmido com chuvas abundantes durante o ano todo sem a ocorrência de uma estação seca marcada. A temperatura média anual é de 25,9ºC, onde a mínima é de 24ºC e a máxima de 42ºC. Os meses mais quentes, de Julho a Novembro, a temperatura pode chegar a 35ºC.

Gastronomia

A Ilha do Marajó tem uma grande abundância de pescados por conta de sua localização. A influência da colonização portuguesa juntamente com a cultura indígena local dá um toque singular à culinária típica da Ilha do Marajó. Os peixes são servidos assados, fritos ou como moquecas e ensopados. Além da variedade de peixes a ilha também abriga um dos maiores rebanhos de búfalos do país, dessa forma a produção de queijos a partir do leite de búfala fazem parte da culinária local, assim como a carne de búfalo. A diversidade de frutas como a manga, o cupuaçu, o açaí entre outros são um prato cheio para a produção de doces e sucos. Alguns pratos como o Tacacá, a Maniçoba, o Pato no Tucupi e o bolinho de Piracuí não devem ficar de fora da degustação durante a visita à ilha.

Código de área

Ilha do Marajó/PA - 91

Melhor Época

A estrutura disponível na Ilha do Marajó é bem rústica. O local não possui grandes opções de hotéis ou grandes estruturas de passeios, o que mantém a preservação da Ilha assim como da comunidade e da cultura local.