O Zimbábue (Zimbabwe ou Zimbabué) é um país da África Austral. É limitado a norte pela Zâmbia, a norte e a leste por Moçambique, a sul pela África do Sul e a sul e oeste pelo Botswana. Tem uma área de aproximadamente 389.000 km², população de aproximadamente 12 milhões de habitantes e tem como capital a cidade de Harare.

Este país do sudeste da África, não tem acesso ao mar. Suas principais atrações turísticas são as reservas de animais selvagens, que cobrem 13% do território, e as cataratas de Vitória (Victoria Falls), chamadas de “Fumaça que troveja” pelos nativos. Ex-colônia britânica, sob o nome de Rodésia do Sul, é uma das mais desenvolvidas nações africanas. Possui reservas de ouro, níquel, cobre, prata, ferro e esmeralda, minerais exportados em grandes quantidades. Cerca de 80% da força de trabalho vive da agricultura de subsistência, em especial nas plantações de milho, alimento básico dos habitantes. Os grupos majoritários são os chonas e os nedebeles. Os brancos representam 2% da população, mas concentram grande parte da riqueza nacional.

Zimbábue oferece uma grande variedade de entretenimento, sobretudo para os amantes da natureza.

Ao norte e leste encontram-se três das estações naturais mais formosas do país: o Parque Nacional Zambeze, as Cataratas Vitória e o Parque Nacional de Wenke. As cidades mais importantes estão no centro-oeste como Umtali e Harare, a capital do país. No centro-sul destaca Bulawayo. Os roteiros tradicionais em Zimbábue geralmente começam pelo Norte do país, a Capital e os arredores, além do Lago Kariba. Em seguida, o Leste de Zimbábue, onde estão as Cataratas Vitória, e após o Oeste, com o Parque Nacional Hwange, terminando pela Região Sul.

Os rios do país são excelentes para praticar piraguismo, rafting em descidas de vertigem ou simplesmente dar um passeio de bote nos lagos rodeados de estações naturais de grande beleza onde pesca-se peixes de água doce. Nos Parques Nacionais pode-se contemplar uma grande variedade de animais como elefantes, hipopótamos, búfalos, leões, panteras, crocodilos e antílopes de diversas espécies, entre as que destacam as cebelinas difíceis de encontrar em outras regiões africanas; também pode-se admirar rinocerontes brancos, oribis e nyalas.

Nas montanhas do país pode-se praticar trekking, escalada entre outros, no meio de uma natureza absolutamente virgem. Também pode-se visitar restos arqueológicos de grande belezacomo os restos do Império Monomotapa ou as ruinas de Khami e Dhlo Dhlo.

PACOTES EM DESTAQUE

Documentos Necessarios

Brasileiros precisam de passaporte com validade mínima de 06 meses.

Vistos /Vacinas

Brasileiros necessitam de visto de entrada. Portadores de passaporte brasileiro podem obter o visto na chegada a Zimbábue, no aeroporto de Harare; no entanto, a embaixada recomenda que o visto seja obtido no Brasil, antes da viagem. É obrigatório apresentação do Certificado Internacional de Vacina contra febre amarela.

Localização

Fica situado na África Austral, entre a África do Sul e a Zâmbia.

Idioma

Inglês (oficial), Shona, Sindebele (a língua dos Ndebele, que às vezes é designada como Ndebele) e numerosos dialetos tribais de menor importância.

Moeda

Dolar americano substituiu o dólar zimbabuano em abril de 2009.

Fuso Horário

+5 horas em relação ao horário de Brasília.

Religião

Sincretismo (parte cristã, parte crenças nativas) 50%, cristianismo 25%, Crenças Nativas 24%, muçulmana e outra 1%. Cristianismo 65% (católicos 39%, protestantes 26%), crenças tradicionais 19%, islamismo 15%, outras 1%.

Eletricidade

a voltagem é de 220V/50Hz.

Clima

O Zimbabwe tem um clima subtropical, sendo que a temporada de verão dura aproximadamente 7 meses (outubro a abril) com dias de calor e sol. As temperaturas durante o verão rondam os 30º nos principais, mas em algumas áreas como Zambezi Valley, Kariba e Victoria Falls conseguem ser mais quentes.

Gastronomia

A comida em Zimbabwe oferece uma mistura de especialidades inglesas e pratos tradicionais africanos. A carne nyama acompanha geralmente ao sadza, o prato tradicional, um\ espécie de puré de milho. Também podemos incluir no cardápio o frango, carnes de caça, croicodilo, kudé nque as vezes vão acompanhados por um molho sadza ne nyama. Também poderá degustar deliciosos peixes coo brema. Kapenta e truta.

Código de área

+263

O que levar

Recomenda-se levar roupa de algodão e calçado cômodo, capa de chuva, óculos de sol, chapéu, protetor solar e repelente contra os insetos.

O que não levar

Não transporte bagagem que não seja de sua propriedade ou cujo conteúdo desconheça. Em voos internacionais, existem restrições para o transporte de líquidos em bagagem de mão: Todos os líquidos, inclusive gel, pasta, creme, aerossol e similares, devem ser conduzidos em frascos com capacidade de até 100 ml e colocados em embalagem plástica transparente, vedada, não excedendo as dimensões de 20 x 20 cm; A bagagem de mão não poderá conter objetos cortantes ou perfurantes (tais como tesouras de unha, canivetes e etc).

Melhor época

A época ideal para você visitar esse país é abril a outubro, durante a temporada seca.