Marrocos, um reino ensolarado no noroeste da África, surpreende aos que imaginam apenas paisagens desérticas pela sua diversidade de elementos naturais com lagos e cachoeiras assim como desertos e montanhas. Marrocos, oficialmente Reino de Marrocos é um país localizado no extremo noroeste da África. A economia deste país baseia-se na agricultura, nos serviços, na indústria transformadora e na exploração mineira. Apesar da pobreza superficial, aparência comum nas ruas de qualquer país árabe, o Marrocos é um país potencialmente rico. Suas terras ocultam 75% das reservas mundiais de fosfato, daí tanta briga por apenas uma faixa de areia. O Marrocos é o maior exportador do mundo do valioso produto, mas possui ainda uma fértil agricultura em campos irrigados por todo o interior do país, além das estáveis indústrias do turismo e da pesca.

Terra de todos os sons e cheiros, uma viagem a Marrocos é uma experiência verdadeiramente sensorial. A Medina de Fez, a cidade imperial de Meknes, conhecer os souks de Maraquexe, a cidade-azul Chefchaouen, nas montanhas do Rif, o Alto Atlas, a garganta de Todra e o vale de Dra, a pitoresca cidade costeira de Asilah, Essaouira, as ruínas romanas de Volubilis, Merzouga e as dunas de Erg-Chebbi, ou o ksar de Ait-Benhaddou - motivos de sobra para viajar até Marrocos, tão perto e tão distinto.

Todas as cidades, curiosamente são definidas por uma cor básica de suas construções: Marrakech é a cidade vermelha, Meknés, a verde; Fez é amarela. Rabat, a cidade branca do litoral atlântico, é a única das cidades imperiais que conserva sua importância política: a capital do país.

PACOTES EM DESTAQUE

Documentos Necessarios

Passaporte com validade mínima de 6 meses.

Vistos /Vacinas

Brasileiros estão isentos de visto à turismo/ negócios para permanência de até 90 dias. Não são necessárias nenhumas vacinas em particular para entrar em Marrocos, em circunstâncias normais, mas verifique o site da CDC para ver se existiram alguns surtos recentes. Como na maior parte das viagens, faz sentido ter uma vacina do tétano recente. Dependendo dos lugares onde pretende comer, talvez deva tomar uma vacina para a Hepatite A.

Localização

localizado no extremo noroeste da África, estando limitado a norte pelo Estreito de Gibraltar (por onde faz fronteira com a Espanha e Gibraltar), por Ceuta, pelo mar Mediterrâneo e por Melilla, a leste e a sul pela Argélia, a sul pelo Mauritânia através do Saara Ocidental (território que controla) e a oeste pelo Oceano Atlântico.

Idioma

Árabe marroquino, idiomas berberes (tashlhyt, tamazight, tarifit), árabe hassanya, francês, espanhol.

Moeda

Dirham Marroquino (MAD)

Fuso Horário

+03h em relação ao horário de Brasília.

Religião

A religiao marroquina é predominantemente muçulmana sunita.

Eletricidade

127-220V/50Hz (tomada da Europa)

Clima

O clima difere segundo a altitude e a região: mediterrâneo ao norte, temperado ao oeste e desértico ao sul. O clima, de maio a outubro, é temperado no litoral do Marrocos, com temperaturas agradáveis e dias ensolarados. Os invernos são suaves e ensolarados. A temperatura do mar permanece fresca o ano todo na costa atlântica. O Marrocos é, às vezes, varrido pelo Siroco e o Chergui: vento seco e abrasador procedente do Saara que faz aumentar consideravelmente as temperaturas, principalmente no interior do país. O inverno é frio e irrigado nas regiões montanhosas do Marrocos com nevadas no Atlas. Nas proximidades do Saara, os ventos secos podem aumentar a temperatura até 45°C (especialmente no mês de agosto).

Gastronomia

requintada culinária marroquina é pródiga na combinação de sabores: legumes e frutos secos, especiarias perfumadas, carnes soberbamente condimentadas, peixes e mariscos delicadamente preparados. Uma refeição típica marroquina começa com uma salada à base de pepino, tomate e pimentos ou uma sopa rica de carne, legumes e grãos. Segue-se normalmente um Tajine (cozido de carnes com legumes e tomate, cozinhado e servido num recipiente de barro com o mesmo nome, com 1001 variantes) ou uma das dezenas de variedades de Cuscuz (sêmola cozida no vapor acompanhada de legumes, carne de vaca, frango, borrego, peixe, etc.).

Código de área

+212

O que levar

Levar roupas confortáveis, mas que sejam discretas.

O que não levar

Não transporte bagagem que não seja de sua propriedade ou cujo conteúdo desconheça. Em voos internacionais, existem restrições para o transporte de líquidos em bagagem de mão: Todos os líquidos, inclusive gel, pasta, creme, aerossol e similares, devem ser conduzidos em frascos com capacidade de até 100 ml e colocados em embalagem plástica transparente, vedada, não excedendo as dimensões de 20 x 20 cm; A bagagem de mão não poderá conter objetos cortantes ou perfurantes (tais como tesouras de unha, canivetes e etc). Não levar roupas decotadas, shorts e afins. Importante tanto para homem como para mulheres.

Melhor época

Evite o auge do verão (julho e agosto). Além de tudo estar lotado, o calor é insuportável. A melhor época para visitar o Marrocos é de outubro a maio, o que corresponde à primavera e o inverno.