A Índia, oficialmente República da Índia, é um país da Ásia Meridional. É o sétimo maior país em área geográfica, o segundo país mais populoso e a democracia mais populosa do mundo. É um lugar com grandes contrastes, onde beleza e pobreza convivem numa sociedade tão peculiar que é impossível a comparação com o mundo ocidental.

Por isso a Índia é tão mágica e desperta tantos encantos e fascinação aos que escolhem este país como destino. Tudo surpreende o viajante, seja pela beleza, pela novidade, ou simplesmente pelo choque cultural. Conhecer a Índia exige tempo: o território é grande e cada região é muito diferente da outra – povo, paisagens, arquitetura.

É preciso ter contato com essa variedade para poder dizer, de boca cheia, que se conheceu o país. Tudo é novo, tudo é estranho para um ocidental. O trânsito louco, o barulho infernal de buzinas, a poluição, fazem com que as grandes cidades indianas sejam um tanto atordoantes para quem chega pela primeira vez a Índia.

Existem muitas coisas para fazer na Índia, coisas como alugar um barco e desfrutar de um dia navegando através do Mar Arábico, Mar de Bengala ou no Oceano Índico. Relacionado com a cultura budista e cultura indiana, é possível visitar os templos, visitar lugares como Colaba, a Ilha de Elefanta, cidades como Varanasi, na região budista, os museus e monumentos espalhados por toda Índia. Além disso, neste país pode visitar cidades como Calcutá, Bangalore, Chennai, Agra, templos como Taj Mahal, ou naturalmente, cidades como Mumbai, um dos destinos turísticos mais importantes do país, e o destino de centenas de milhares de turistas cada ano.

Possuidora de uma cultura milenar, a história da Índia está intrinsecamente ligada à das religiões espalhadas pelo Oriente. Onde quer que você vá, se sentirá envolvido por uma atmosfera mística, pelo odor de incenso, e por uma profusão de imagens de animais sagrados e divindades estranhas – deuses com vários braços, como Shiva ou com corpo de homem e cabeça de elefante, como Ganesh.

PACOTES EM DESTAQUE

Documentos Necessários

Brasileiros precisam de passaporte com validade mínima de 01 ano.

Vistos /Vacinas

O governo indiano exige visto de entrada a todos os cidadãos estrangeiros. No Brasil os vistos podem ser obtidos na Embaixada da Índia em Brasília, no Consulado Geral da Índia em São Paulo, através do Consulado A.H. da Índia de Minas Gerais, em Belo Horizonte ou de forma online através do site e retirando o visto na chegada ao país. Necessário à apresentação do Certificado Internacional de vacina contra febre amarela; (vacina tomada com antecedência mínima de 10 dias em relação à data da viagem).

Necessário a apresentação do Certificado Internacional de vacina contra febre amarela; (vacina tomada com antecedência mínima de 10 dias em relação à data da viagem);

Localização

Faz fronteira ao norte com a China, Nepal e Butão, a leste com Mianmar, a sul e leste com Bangladesh e golfo de Bengala; no sul com o estreito de Palk, onde faz fronteira com o Sri Lanka, oceano Índico e mar das Laquedivas; a oeste com o mar da Arábia e a oeste e norte com o Paquistão.

Idioma

Hindi, inglês e mais 21 línguas nacionais.

Moeda

Rupia indiana (INR)

Fuso Horário

+8h30 em relação ao horário de Brasília.

Religião

hinduísmo 80,3%, islamismo 11% (sunitas 8,2%, xiitas 2,8%), cristianismo 3,8% (católicos 1,7%, protestantes 1,9%, ortodoxos 0,2%), sikhismo 2%, budismo 0,7%, jainismo 0,5%, outras 1,7% (em 1991).

Eletricidade

A voltagem na Índia é de 220 volts, porém as tomadas são diferentes das nossas. É preciso comprar um adaptador. Os hotéis normalmente emprestam esses adaptadores caso você necessite, e também oferecem secador de cabelos.

Clima

Continentais desérticos, secos e muito ensolarados, com escassa chuva. O Verão é a época das chuvas (max 90mm) onde as temperaturas ultrapassam os 40ºC. No período de Outubro a Fevereiro as temperaturas variarão entre os 15º e 30ºC. Durante o inverno, o clima é seco e a temperatura agradável. Na realidade, só é recomendável visitar a Índia durante o fim do outono, inverno e começo da primavera, pois em outras épocas a temperatura é muito elevada. Apesar disso, as noites e os amanheceres podem ser um pouco frios.

Gastronomia

A comida na Índia é, de modo geral, deliciosa, embora para nós seja demasiadamente apimentada. Seu guia saberá lhe recomendar comidas mais leves e com menos pimenta.

Código de área

+91

O que levar

Mesmo durante o inverno, a Índia de um modo geral, é quente. Roupas leves e confortáveis são ideais. Para as mulheres recomendamos usar roupas um pouco mais conservadoras, calças mais larga ou saias longa, camisetas cobrindo os ombros e evitar shorts. Para as noites e os amanheceres recomendamos levar algumas roupas mais quentes. Muita gente passa mal na Índia devido aos temperos e à higiene às vezes duvidosa. Leve remédio para o aparelho digestivo e só beba água mineral ou fervida. Talvez você sofra um pouco no início; isso é comum e não significa necessariamente que você tenha pego uma doença.

O que não levar

Evite levar saias e vestidos curtos ou blusas decotadas. Não transporte bagagem que não seja de sua propriedade ou cujo conteúdo desconheça. Em voos internacionais, existem restrições para o transporte de líquidos em bagagem de mão: Todos os líquidos, inclusive gel, pasta, creme, aerossol e similares, devem ser conduzidos em frascos com capacidade de até 100 ml e colocados em embalagem plástica transparente, vedada, não excedendo as dimensões de 20 x 20 cm;

A bagagem de mão não poderá conter objetos cortantes ou perfurantes (tais como tesouras de unha, canivetes e etc).

Melhor época

O mais recomendável é evitar a época quente (abril, maio e junho), quando as temperaturas chegam aos 45º C. As montanhas estão entre os destinos preferidos nessa época. As chuvas e monções (vindas do sul) ocorrem, em grande parte, entre julho e outubro. Outubro é quando o país recebe o maior número de turistas. De novembro a março é a época dos casamentos, que lotam as ruas de rituais.