Conhecido como o “país das mil colinas” e localizado no coração da África, Ruanda possui um relevo de montanhas e vulcões em meio à densa floresta tropical. Um de seus destaques é o Parque Nacional dos Vulcões, que abriga um anel de sete vulcões, um dos últimos refúgios dos selvagens gorilas das montanhas. A capital do país, Kigali, é conhecida como a primeira cidade africana a ganhar um prêmio por sua tranquilidade, limpeza e segurança (Habitat Scroll of Honor Award).

Ruanda, oficialmente República de Ruanda ou República do Ruanda, é um país sem costa marítima localizado na região dos Grandes Lagos da África centro-oriental, fazendo fronteira com Uganda, Burundi, República Democrática do Congo e Tanzânia. Embora próximo da Linha do Equador, o país possui um clima temperado fresco, devido a sua alta elevação. O terreno consiste principalmente de planaltos gramíneos e colinas suaves. A abundante vida selvagem, incluindo raros gorilas-das-montanhas, resultou no turismo tornando-se um dos maiores setores da economia do país.

A Ruanda recebeu uma atenção internacional considerável devido ao genocídio lá ocorrido em 1994, no qual cerca de 800 mil pessoas foram mortas. Desde então, o país viveu uma grande recuperação social e, hoje em dia, apresenta um modelo de desenvolvimento que é considerado exemplar para países em desenvolvimento. Em 2009, uma reportagem da rede de notícias CNN classificou Ruanda como tendo a história de maior sucesso do Continente, tendo alcançado estabilidade, crescimento da economia (a renda média triplicou nos últimos dez anos) e integração internacional. Em 2007, a revista Fortune publicou um artigo intitulado “Why CEOs Love Rwanda” (Por que os CEOs amam Ruanda, em tradução livre).

Em 2008, Ruanda tonrou-se o primeiro país a eleger uma legislatura nacional na qual a maioria dos membros era mulheres. Ruanda aderiu à Commonwealth of Nations em 29 de novembro de 2009 como seu quinquagésimo quarto membro, fazendo do país um dos apenas dois membros sem um passado colonial britânico.

Além do Parque Nacional dos Vulcões, é necessário visitar Ruhengeri - Segunda cidade em importância depois de Kigali, muito conhecida pelo Filme Gorilas na Névoa. Butare - Centro Intelectual do País, nessa cidade está localizada a Catedral da Universidade Nacional, Museu Nacional, para quem gosta de artesanato, o centro de Artesanato no povoado de Swahilié uma ótima opção.

PACOTES EM DESTAQUE

Documentos Necessarios

Brasileiros precisam de passaporte com validade mínima de 06 meses.

Vistos /Vacinas

Brasileiros necessitam de visto de entrada, porém não há representação consular no Brasil. O mesmo poderá ser obtido no desembarque, desde que tenha sido solicitada previamente autorização através do site www.migration.gov.rw e que o passageiro porte em mãos a confirmação.

Localização

Localizado na região dos Grandes Lagos da África centro-oriental, fazendo fronteira com Uganda, Burundi, República Democrática do Congo e Tanzânia.

Idioma

Francês, inglês e quiniaruanda (oficiais), quissuaíle.

Moeda

Franco de Ruanda

Fuso Horário

+5 horas em relação ao horário de Brasília.

Religião

cristianismo 44% (católicos), islamismo 9%, crenças tradicionais 47%.

Eletricidade

a voltagem é de 220V/50Hz.

Clima

Ruanda tem um clima tropical temperado, com temperaturas mais baixas do que as dos típicos países equatoriais, devido à sua elevada altitude. Kigali, no centro do país, tem uma gama de temperatura típica diária entre 12 e 27°C, com pouca variação ao longo do ano. Existem algumas variações de temperatura em todo o país, o oeste e norte montanhoso são geralmente mais frios do que a porção leste de menor altitude. Existem duas estações de chuvas no ano, a primeira cai de fevereiro a junho e a segunda de setembro a dezembro. Elas são separadas por duas estações secas: a principal de junho a setembro, durante o qual muitas vezes não há chuva em todo o país, e uma mais curta e menos grave, de dezembro a fevereiro. A precipitação varia geograficamente, com o oeste e noroeste do país recebendo mais precipitação anualmente do que o leste e sudeste.

Gastronomia

Na cozinha tradicional ruandesa utilizamse ingredientes que eles mesmos cultivam como batata e mandioca de todas as maneiras possíveis, principalmente fritas. Ervilhas e feijões são alimentos básicos e geralmente servidos como guisados e sopas. Quanto a carnes, a mais consumida é a da vaca, mas o filet de zebra é bem consumido e considerado uma iguaria. Outro prato típico é o que leva sardinhas do Lago Kivu com folhas de mandioca. O umutsima é um purê de bananas e abóboras que normalmente acompanham os pratos. Em determinados hotéis pode-se comer cozinha internacional. Um vinho feito da bananeira é considerado a bebida local.

Código de área

+250

O que levar

Levar roupas confortáveis e discretas. É aconselhável levar uma pequena farmácia em que sejam incluídos analgésicos, anti-histamínicos, antidiarreicos, antibióticos e antissépticos e repelente de insetos.

O que não levar

Não transporte bagagem que não seja de sua propriedade ou cujo conteúdo desconheça. Em voos internacionais, existem restrições para o transporte de líquidos em bagagem de mão: Todos os líquidos, inclusive gel, pasta, creme, aerossol e similares, devem ser conduzidos em frascos com capacidade de até 100 ml e colocados em embalagem plástica transparente, vedada, não excedendo as dimensões de 20 x 20 cm; A bagagem de mão não poderá conter objetos cortantes ou perfurantes (tais como tesouras de unha, canivetes e etc).

Melhor época

Junho a Agosto, período com menos chuvas.