Sultanato de Omã (Oman ou Omão) é um país situado na Arábia, mais especificamente na extremidade oriental da Península Arábica. O país é constituído por dois territórios descontínuos, localizando-se o menor, constituído pela Península de Musandam e territórios adjacentes, no Estreito de Ormuz que separa o Golfo Pérsico do Golfo de Omã. Limita a norte com o Golfo de Omã (do outro lado do qual se estendem as costas do Irã), a leste e sul com o Mar da Arábia e a oeste com o Iémen, com a Arábia Saudita e com os Emirados Árabes Unidos.

Pouco conhecido pelos turistas, o Sultanato de Omã, é uma mistura de cores e paisagens: o azul do Oceano Índico e o verde dos oásis contrastam com as dunas douradas do deserto. Omã também é uma mistura de culturas, com algumas cidades mais apegadas à tradição dos países do Golfo, como Moussandam e Bâtinah, no norte do país. Outras cidades têm mais influência da África do Leste, como os portos de Sour e Mirbat, além de uma forte influência indiana, visível na gastronomia e na forma de se vestir, particularmente na capital, Muscat.

Omã é um excelente local para se aventurar e conhecer muitas belezas naturais. Com seus mais de 1,7 mil km de litoral, Omã é ideal para a prática do mergulho, seja nas águas cristalinas de Bandar Khayran - a 25 km de Muscat-, ou no enclave de Musandam, situado ao norte, dentro dos Emirados Árabes Unidos, com paisagens incríveis de montanhas e fiordes. Também no norte do Sultanato encontram-se as ilhas de Daymanyiat, onde é possível avistar golfinhos (presentes o ano todo no litoral), raias, barracudas e baleias entre fevereiro e março. O melhor período para a prática do mergulho é entre abril e outubro.

Omã também atrai aventureiros pelos circuitos de caminhada. O trekking em Omã é recomendado entre os meses de setembro e maio, por conta das fortes temperaturas durante o verão do hemisfério norte. Um bom circuito de trekking (entre muitos outros) pode ser a ascensão da montanha Jebel Shams, que chega a 3.000m de altura passando por belíssimas paisagens de montanhas e cânions.

PACOTES EM DESTAQUE

Documentos Necessarios

Passaporte com validade mínima de 06 meses.

Vistos /Vacinas

Brasileiro necessita de visto; porém, não há representação diplomática no Brasil. O visto de visitante poderá ser obtido na chegada, para uma permanência de até 30 dias (podendo prorrogar por mais 30 dias) Necessário Certificado de Vacina de Febre amarela para entrar no país.

Localização

situado na Arábia. Limita a norte com o Golfo de Omã (do outro lado do qual se estendem as costas do Irão), a leste e sul com o Mar da Arábia e a oeste com o Iémen, com a Arábia Saudita e com os Emiratos Árabes Unidos.

Idioma

Árabe (oficial), Inglês, Baluchi, urdu, dialetos indianos.

Moeda

Rial (OMR).

Fuso Horário

+07h em relação ao horário de Brasília.

Religião

Muçulmanos Ibadhi 75%, outros (incluindo os muçulmanos sunitas, Xiitas e hindus) 25%.

Eletricidade

240V / 50Hz volts.

Clima

Desértico seco, quente e úmido, ao longo da costa.

Gastronomia

A comida omani geralmente é muito simples, e utiliza diversas especiarias e marinadas para completar os pratos, que consistem geralmente de frango, peixe e carneiro. Ao contrário da maior parte dos outros países da Ásia, a comida do Omã não é picante, e varia muito de região para região. As refeições cotidianas geralmente apresentam ingredientes como arroz, sopas, saladas, curry e verduras e legumes frescos. Como sobremesa consome-se muito um tipo de doce chamado halwa, servido antes do kahwa - o café omani, muito popular e tido como um símbolo de hospitalidade. Outras bebidas populares são o laban (espécie de leite salgado) e variações do iogurte.

Código de área

+968.

O que levar

Levar roupas confortáveis, mas que sejam discretas. As mulheres estrangeiras podem usar roupas ocidentais, não sendo obrigatório o uso do véu (exceto nas mesquitas). É recomendável cobrir os ombros e joelhos, evitando transparências e decotes excessivos. Para os homens, é aconselhável o uso de calças compridas em ambientes mais formais ou religiosos. Nas praias, parques aquáticos e piscinas, são aceitos trajes de banho ocidentais, (inclusive biquínis). O “topless” é proibido. Para levar medicamentos de uso pessoal EAU, recomendase trazer a quantidade necessária e a prescrição médica. Algumas substâncias liberadas em outros países podem ser proibidas.

O que não levar

Não transporte bagagem que não seja de sua propriedade ou cujo conteúdo desconheça. Em voos internacionais, existem restrições para o transporte de líquidos em bagagem de mão: Todos os líquidos, inclusive gel, pasta, creme, aerossol e similares, devem ser conduzidos em frascos com capacidade de até 100 ml e colocados em embalagem plástica transparente, vedada, não excedendo as dimensões de 20 x 20 cm; A bagagem de mão não poderá conter objetos cortantes ou perfurantes (tais como tesouras de unha, canivetes e etc). Não levar camisetas, decotes acentuados, mini blusas, minissaias, shorts e afins. Não há a necessidade do uso do véu islâmico. Drogas são estritamente proibidas; portar, consumir, comprar ou vender narcóticos são considerados crimes graves e têm penas rigorosas.

Melhor época

A melhor altura para se visitar é de finais de Setembro a início de Abril, em que o tempo está mais ameno. Existe uma época de chuvas ou monções de Junho a Setembro na região de Dofar, mais para Sul.