Se você procura um destino que lhe ofereça praias exóticas de aguas cristalinas, onde o céu azul se funde com a imensidão do Mar Caribe, e as areais douradas formam uma harmonia perfeita com o sol radiante, com certeza a Venezuela ira surpreender suas expectativas.

Terra de contrastes, onde você pode tocar o céu enquanto assiste a beleza da cordilheira andina e seus picos de mais que chegam a 4.500 metros de altura, percorrer as planícies tão vastas como a flora e a fauna que os habitam, atravessar as dunas que acabam no mar ou viajar para os confins da terra para explorar a deslumbrante selva venezuelana, principalmente, as cachoeiras que são consideradas as mais alta do mundo; Kerepakupai Vena e Salto Angel.

Em seus quatro pontos cardinais, reunindo sabores, ritmo, alegria, história, costumes, e um povo hospitaleiro com um sorriso cativante. Não perca tempo, visite a Venezuela.

PACOTES EM DESTAQUE

Documentos Necessarios

Brasileiros precisam de passaporte com validade mínima de 06 meses.

Vistos /Vacinas

Passageiros Brasileiros não necessitam de visto para entrada na Venezuela. Necessário certificado internacional de vacina contra Febre Amarela. (Atenção: é de suma importância que a vacina seja tomada 10(dez) dias antes do embarque). (Embaixada da Venezuela no Brasil - http://www.embvenezuela.org.br/).

Localização

Dada a sua localização geográfica na região dos trópicos, entre 0,5 e 12 graus de latitude Norte. A Venezuela tem fronteiras com a Guiana a leste, com o Brasil ao sul e com a Colômbia a oeste. Os países Trinidad e Tobago, Granada, São Vicente e Granadinas, Santa Lucia e Barbados, além de Curaçao e Aruba, que são países formadores do Reino dos Países Baixos, e a municipalidade neerladesa de Bonaire, estão a norte, ao largo da costa venezuelana. Sua área territorial é de 916.445 quilômetros quadrados, com uma população estimada em 26.414.816 habitantes. Sua capital é Caracas.

Idioma

O idioma oficial é o Espanhol e também são falados dialetos de línguas indígenas.

Moeda

Bolívar (VEF).

Fuso Horário

Mesmo fuso referente ao horário de Brasília.

Religião

Aproximadamente 92% católica, 3% protestante e 5% outros.

Eletricidade

110v / 60hz

Clima

A localização da Venezuela ao norte da América do Sul faz com que seu clima seja agradável, tropical, com chuvas ocasionais, e pisos térmicos variáveis entre tropical e gélido com temperaturas dentre 0 e 40°C. Os meses mais frios são Janeiro e Fevereiro, com uma segunda temperatura mínima no mês de Julho. Por sua vez, a temperatura máxima se sente nos meses de Março e Setembro. Em geral, pode-se argumentar que a Venezuela é dominada por ventos do leste e nordeste, para o Sul, os ventos são mais variáveis e calmos.

Gastronomia

Não muito diferente dos países da América do Sul, a gastronomia venezuelana também é formada a partir da miscigenação das diversas culturas dos povos que ali se instalaram. Fortes raízes indígenas unidas à tradição do europeu e temperos africanos formaram a base da culinária do país, rica em aromas e sabores. Com tradição na criação de gado, a cozinha do país está baseada principalmente na carne. Ingredientes como farinha de trigo e de milho, o próprio milho e temperos variados compõem os pratos mais tradicionais. A “Arepa” é um tipo de pão de origem indígena preparado com farinha de milho. É costume consumi-lo com diferentes recheios, como presunto, queijo, atum, frango, salsichas, feijão ou ovos. Com a mesma massa são feitas empanadas, normalmente servidas recheadas de carnes ou presunto. Para muitos o prato foi originalmente criado pelos escravos negros que trabalhavam nas cozinhas das famílias brancas, que utilizavam a massa de milho dos índios e misturavam aos guisados que sobravam dos amos. Também muito presente na gastronomia local, a farinha de trigo é utilizada no preparo dos “Tequeños”, rolinhos com queijo, utilizados como aperitivo ou como acompanhamento de uma bebida. Considerado o prato nacional, experimente o “Pabellón Criollo”, carne picada e cozida, banana madura, acompanhada de arroz branco e feijão preto. Foi muito consumido pela classe alta venezuelana durante o período colonial e tornou-se símbolo do país. As “hallacas”, uma espécie de bolinhos feitos à base de farinha de milho, são muito comuns no período de Natal venezuelano. Embora varie de acordo com a região, o modo de preparo é basicamente o mesmo, feito com milho, carne de cerdo, galinha, azeite, cebola, cebolinha, pimentão vermelho e temperos variados. Depois de prontos, são embrulhados em folha de bananeira e cozidos por 10 horas em fogo a lenha. É uma tradição familiar feita na véspera do Natal para celebrar a data e oferecido aos amigos e vizinhos na manhã seguinte.

Código de área

+58

O que levar

Vai depender da região a visitar, a regra é se vestir casual e confortavelmente. É preferível vestir roupas que possam ser retiradas e carregadas nas mãos caso seja necessário, como uma camiseta ou camisa, blusa, suéter ou jaquetas, durante a noite geralmente esfria, tecidos como algodão são ideais. Nas igrejas, Monastérios e santuários, as mulheres não deverão utilizar vestimentas como: shorts e minissaias. Calçados confortáveis e impermeáveis são essenciais. A maioria dos hotéis conta com o serviço de lavanderia. Leve consigo na bagagem de mão, remédios, escova de dente e pasta dental, pente, revistas, livro, casaco, etc. Lembre-se de levar consigo a receita médica caso você utiliza remédios para tratamentos prolongados.

O que não levar

Consulte a empresa aérea sobre o sistema de bagagem de mão adotado no país de destino, que pode ser de dois tipos: peça ou peso. Não transporte bagagem que não seja de sua propriedade ou cujo conteúdo desconheça. Evite despachar bagagens que contenham objetos de valor tais como, joias, dinheiro e eletrônicos (celulares, notebooks, filmadoras e etc). Esses objetos devem ser transportados, de preferência, na bagagem de mão. Em voos internacionais, existem restrições para o transporte de líquidos em bagagem de mão: Todos os líquidos, inclusive gel, pasta, creme, aerossol e similares, devem ser conduzidos em frascos com capacidade de até 100 ml e colocados em embalagem plástica transparente, vedada, não excedendo as dimensões de 20 x 20 cm; A bagagem de mão não poderá conter objetos cortantes ou perfurantes (tais como tesouras de unha, canivetes e etc).

Melhor época

A melhor época para visitar a Venezuela é a estação seca, entre Dezembro e Abril.