A Polônia foi muito sacrificada por guerras e invasões ao longo dos anos, já foi dominada por outros povos e hoje vive um momento de libertação que só fez comprovar sua força e determinação em superar adversidades. Em algumas cidades da Polônia podem ser vistos vestígios de sua tumultuada história. O país modernizou-se rapidamente depois de seu ingresso na União Europeia e sua infraestrutura turística modernizou-se e adaptou-se aos novos tempos, o que tornou mais fácil viajar pela Polônia.

A Polônia é um país de paisagem bastante diversificada, com regiões montanhosas no centro e no sul e regiões lacustres no norte na Mazúria e na Pomerânia. No extremo norte fica o litoral do Mar Báltico.

A Polônia está cada vez mais atraente com seus monumentos e prédios históricos totalmente reconstruídos, grandes áreas verdes, povo bonito e confiante no futuro do país. A capital da Polonia é Varsovia, mas inclua visita as cidades de Cracovia, Gdansk, Poznan, Czestochowa, Szczecin, Zakopane, Wroclaw e Wadowice nas suas viagens.

PACOTES EM DESTAQUE

Documentos Necessarios

Brasileiros precisam de passaporte com validade mínima de 06 meses.

Vistos /Vacinas

Brasileiros não necessitam de visto de entrada de turismo. Nenhuma vacina é exigida para turistas. (Embaixada da Polônia no Brasil - www.brazylia.polemb.net). Necessário cartão de assistência de viagem com cobertura de Euros 30.000 englobando assistência médica/hospitalar e repatriação sanitária.

Localização

Europa Central fazendo fronteira com a Alemanha, República Tcheca, Eslováquia, Ucrânia, Bielorrússia, Lituânia, Rússia (Kaliningrado), além do litoral no Mar Báltico.

Idioma

Polonês

Moeda

Zloty (PLN)

Fuso Horário

+ 5 horas (Varsóvia) em relação a Brasília

Religião

A maioria da população (92%) segue a religião católica romana.

Eletricidade

230V

Clima

Temperado continental. Invernos frios, encobertos e com chuvas e verões suaves com chuvas.

Gastronomia

A culinária polonesa usa carne de todos os tipos e temperos. Uma refeição polonesa é composta normalmente de três pratos, iniciando com uma sopa chamada Czerwony barszcz (sopa de beterraba) ou żurek (um alimento feito de centeio triturado fermentado), seguido às vezes por um aperitivo de salmão ou arenque ou pates feitos de vários tipos de carnes, legumes ou peixes. O típico prato principal normalmente é o bigos (chucrute com pedaços de carne e lingüiça) ou schabowy (bistecas de porco empanadas). Como sobremesa eles servem sorvete ou makowiec, bolo feito com sementes de papoula ou drozdzowka, um tipo de bolo de levedo.

Código de área

+ 48

O que levar

Recomenda-se levar roupas leves no verão e quentes no inverno e sempre portar capa de chuva e guardachuva, independente da época do ano. Os homens não devem usar chapéus em ambientes fechados, em especial quando entrar numa igreja. É costume os homens abrirem as portas e puxarem cadeiras para as mulheres sentarem, pois os poloneses são geralmente muito educados.

O que não levar

As regras de quarentena são muito rigorosas em relação a artigos perecíveis. Consulte a empresa aérea sobre o sistema de bagagem de mão adotado no país de destino, que pode ser de dois tipos: peça ou peso. Não transporte bagagem que não seja de sua propriedade ou cujo conteúdo desconheça. Evite despachar bagagens que contenham objetos de valor, tais como joias, dinheiro e eletrônicos (celulares, notebooks, filmadoras e etc). Esses objetos devem ser transportados, de preferência, na bagagem de mão. Em voos internacionais, existem restrições para o transporte de líquidos em bagagem de mão: todos os líquidos, inclusive gel, pasta, creme, aerossol e similares, devem ser conduzidos em frascos com capacidade de até 100 ml e colocados em embalagem plástica transparente, vedada, não excedendo as dimensões de 20 x 20 cm; a bagagem de mão não poderá conter objetos cortantes ou perfurantes (tais como tesouras de unha, canivetes e etc).

Melhor época

Sugerimos visitar a Polônia no período de maio a setembro, época com temperatura mais agradável.