O Líbano, oficialmente República do Líbano é um país do oeste asiático situado no extremo leste do Mar Mediterrâneo, limitado ao norte e a leste pela Síria e ao sul por Israel, na região do Crescente Fértil, onde surgiram as primeiras grandes civilizações da humanidade.

É parte da pátria histórica dos fenícios, juntamente com o litoral sírio e palestino, que criaram o primeiro alfabeto, do qual surgiriam todos os demais semíticos e indo-europeus.

Mesmo com tantos empecilhos e conflitos a sociedade libanesa se mantém forte, reconstruindo sua nação mesmo que das cinzas, incentivada pelo patriotismo inabalável e o desejo de ter um futuro melhor.

A beleza do Líbano é iluminada pela sua geografia, com sua larga planície costeira e suas duas cadeias de montanhas ao norte e ao sul (as montanhas do Monte-Líbano e Anti-Líbano). O fértil Vale de Bekaa, com seus rios Litani e Orontes, separam essas montanhas e regam o terreno. Residindo majestosamente sobre o vale, existem dois dos maiores picos: do mundo o Qournet Assouda no Norte do Monte Líbano (altitude 3.083 metros) e o Jabal al-Sheikh no sul da região do Anti-Líbano (altitude 2.814 metros).

A capital Beirute é conhecida pelas belezas naturais e modernidade. As regiões montanhosas possuem paisagens incríveis especialmente no inverno quando as neves cobrem seus cedros.

PACOTES EM DESTAQUE

Documentos Necessarios

Passaporte com validade mínima de 06 meses. Em função da situação regional no Oriente Médio, os passaportes dos viajantes não poderão conter quaisquer registros de passagem por território israelense, sob pena de não poderem seus titulares ingressar em território libanês.

Vistos /Vacinas

O turista brasileiro precisa de visto de entrada para ingressar em território libanês. Os vistos poderão ser obtidos nas repartições diplomáticas e consulares libanesas no exterior (www.libano.org.br e www. consulados.com.br/libano). Cidadãos brasileiros que viajam exclusivamente a turismo e que não obtiveram o necessário visto no exterior poderão também obtê-lo ao desembarcar no Aeroporto Internacional de Beirute, este com duração de, no máximo, 30 dias. Aconselha-se, no entanto, que seja efetuado contato prévio com repartições diplomáticas e consulares libanesas antes de embarcar para o país. Em função da situação regional no Oriente Médio, os passaportes dos viajantes não poderão conter quaisquer registros de passagem por território israelense, sob pena de não poderem seus titulares ingressar em território libanês. Necessário Certificado Internacional de Vacina de Febre Amarela para entrar no país.

Localização

O Líbano é um país do oeste asiático situado no extremo leste do Mar Mediterrâneo, limitado ao norte e a leste pela Síria e ao sul por Israel.

Idioma

Árabe (oficial).

Moeda

Libra libanesa (LBP).

Fuso Horário

+06h em relação ao horário de Brasília.

Religião

57% mulçumanos (principalmente xiitas) e 43% cristãos (principalmente maronitas).

Eletricidade

220V / 50Hz volts.

Clima

Mediterrâneo, ligeiramente frio, úmido com invernos frios com neve e verões quentes.

Gastronomia

Há um grande consumo de cereais, destacando-se o trigo, servido na forma de pão ou parcialmente cozido (com o bulghur). Seus pratos são fortes e usam bastante o azeite de oliva como tempero. O carneiro é a carne mais consumida, podendo ser servido ensopado, moído ou grelhado em espetos. Já a carne de porco é proibida, uma vez que, a religião islâmica não permite seu consumo, assim como as bebidas alcoólicas. Além disso, os laticínios também são bastante consumidos, principalmente o leite talhado e o queijo, assim como os legumes e frutos secos - grão-de-bico, feijão, sementes de pinheiro, avelãs, castanhas e pistache. As sobremesas são feitas de massa folhada muito fina e adoçadas com mel e água de rosas. As frutas são abundantes em sua mesa. As bebidas não são servidas junto com as refeições e bebe-se muito café.

Código de área

+961

O que levar

Levar roupas confortáveis, mas que sejam discretas.

O que não levar

Não transporte bagagem que não seja de sua propriedade ou cujo conteúdo desconheça. Em voos internacionais, existem restrições para o transporte de líquidos em bagagem de mão: Todos os líquidos, inclusive gel, pasta, creme, aerossol e similares, devem ser conduzidos em frascos com capacidade de até 100 ml e colocados em embalagem plástica transparente, vedada, não excedendo as dimensões de 20 x 20 cm; A bagagem de mão não poderá conter objetos cortantes ou perfurantes (tais como tesouras de unha, canivetes e etc). Não levar camisetas, decotes acentuados, mini blusas, minissaias, shorts e afins. Não há a necessidade do uso do véu islâmico.

Melhor época

Durante o verão (junho, julho e agosto) as temperaturas na região são bem altas e o clima na capital é úmido. A melhor época para conhecer o país é antes do verão (abril e maio) ou depois (setembro e outubro).