O território da Zâmbia, localizado na porção centro-sul do continente africano, não possui saída para o oceano e limita-se com a Republica Democrática do Congo (ao norte), Angola (a oeste), Namíbia (a sudoeste), Zimbábue (ao sul e a sudoeste), Tanzânia (a nordeste), Moçambique e Malauí (a leste). A maioria da sua área é coberta por savanas e o país também abriga extensos rios, como por exemplo, Luangwa, Kafue e Zambezi, onde estão as famosas cataratas de Vitória.

A população de Zâmbia ronda os 9 milhões de habitantes e compõe-se de variadas etnias. A maioria pertence à etnia bantú, e também está composta das minorias joisánidas, asiáticas e brancos. A capital é Lusaka onde vivem em volta de 1 milhão de habitantes.

A Zâmbia possui uma das economias mais pobres do planeta, tendo na exportação e exportação de cobre a principal fonte de receitas. Outro minério importante para o país é o cobalto. A agricultura, em especial a de subsistência, emprega cerca de 70% dos zambianos, que cultivam batata, milho, mandioca, amendoim, café, algodão, cana de açúcar e tabaco.

Abriga as famosas Cataratas de Vitória (Victoria Falls), que formam uma cortina de água de cerca de 90 metros de altura e onde se forma um arco-íris ao nascer do sol, no rio Zambezi, na divisa com o Zimbábue. Às margens do Rio Zambezi e das cataratas está a cidade de Livingstone, hoje o principal centro de turismo da região, não somente para os que querem visitar as fantásticas quedas d´água, mas também como ponto de partida para safáris em Botsuana. Parques nacionais abrigam grande variedade de animais, sobretudo nas proximidades dos rios Luangwa e Kafue. Um planalto predomina na porção leste e atinge o ponto mais alto no altiplano Nyika.

Zâmbia possui um número de excelentes reservas e é conhecida por seu povo cordial e amigável.

PACOTES EM DESTAQUE

Documentos Necessarios

Brasileiros precisam de passaporte com validade de no mínimo seis meses após a data da viagem

Vistos /Vacinas

Brasileiros precisam de visto para Zâmbia. Embaixada da Zâmbia no Brasil - http://www. embaixadazambia.org.br/index.php?pagina=pag/home Necessária apresentação do Certificado Internacional de Vacina contra Febre Amarela.

Localização

é um país sem costa marítima da África austral. É limitada a norte pela República Democrática do Congo e pela Tanzânia, a leste pelo Malawi, a sul por Moçambique, pelo Zimbábue e pela Namíbia, e a oeste por Angola.

Idioma

Bemba (oficial) 30%, Nyanja (oficial) 11%, Tonga 11%, Lozi 6%, Chewa 5%, Nsenga 4%, Tumbuka 3%, Lunda 2%, Kaonde 2%, Lala 2%, Luvale 2%, Inglês 2%, outra 22%.

Moeda

Kwacha zambiana (ZMK).

Fuso Horário

+5 horas em relação ao horário de Brasília.

Religião

cristã 50% - 75%, Muçulmana e Hindu 24% - 49%, crenças nativas 1%.

Eletricidade

a voltagem é de 230 v/50hz.

Clima

a Zâmbia tem um clima tropical, que muda em relação à altitude. Há uma estação de chuva, que dura de Outubro a Abril. O período mais quente é de Setembro a Novembro.

Gastronomia

Não se pode falar de uma cozinha tipicamente da Zâmbia, pois a gastronomia do país está fortemente influenciada pela cozinha inglesa. Destacam os pratos de peixe como o besugo, perca e nkupi, um delicioso salmão de lago, ou as carnes de antílope, frango ou porco. O prato básico da comida zambiana é a nsima, que é uma panqueca, geralmente feita de farinha de milho, comida com as mãos e acompanhada com porções de carne ou vegetais.

Código de área

+258

O que levar

Recomenda-se levar roupa de algodão e calçado cômodo, capa de chuva, óculos de sol, chapéu, protetor solar e repelente contra os insetos.

O que não levar

Não transporte bagagem que não seja de sua propriedade ou cujo conteúdo desconheça. Em voos internacionais, existem restrições para o transporte de líquidos em bagagem de mão: Todos os líquidos, inclusive gel, pasta, creme, aerossol e similares, devem ser conduzidos em frascos com capacidade de até 100 ml e colocados em embalagem plástica transparente, vedada, não excedendo as dimensões de 20 x 20 cm; A bagagem de mão não poderá conter objetos cortantes ou perfurantes (tais como tesouras de unha, canivetes e etc).

Melhor época

a melhor época para ver as magníficas Cataratas de Victoria é de Março a Maio (quando as cataratas estão mais cheias) e Julho a Outubro para ver a vida selvagem.